O Programa Permanente de Educação para o Trânsito da Prefeitura de Cotia encerrou o primeiro semestre com 1.500 alunos atendidos pelas ações educativas. Por meio de atividades lúdicas, filmes, material educativo e até minicircuito educativo de trânsito, a Secretaria de Transportes e Mobilidade (Setram) leva conteúdo educativo para crianças do 5º ano de escolas municipais com o objetivo de formar futuros motoristas mais responsáveis e conscientes sobre segurança no trânsito. O programa também realizou atividades externas por meio de blitzes educativas.
"A gestão municipal de Cotia sempre acreditou na transformação por meio da educação. Estamos plantando a sementinha da consciência e esperamos que este trabalho encontre solos férteis. As atividades são leves, as crianças interagem com os agentes de trânsito que entram na sala de aula para ensinar sobre segurança e preservação de vidas", disse Joaquim Brechó, titular da Setram.
Ao longo do primeiro semestre, o Programa de Educação para o Trânsito passou por seis escolas municipais e realizou cinco blitzes educativas nas três principais regiões de Cotia. Em duas blitzes, alunos de escolas municipais estiveram ao lado dos agentes de trânsito orientando motoristas sobre a importância do uso do cinto de segurança, respeito à sinalização de trânsito, entre outros, além de distribuírem material educativo. Em outras três blitzes, a Setram teve o apoio das Concessionárias Viação Raposo e Intervias, e da Honda.
O programa foi instituído por decreto municipal no ano de 2017. Desde então, milhares de crianças já participaram das aulas de educação para o trânsito e receberam material educativo. Com a formação, as crianças passam a ser multiplicadoras do que aprendem sobre regras de trânsito que podem salvar vidas e evitar grandes e pequenos acidentes.
Comments