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Mais de 600 pessoas autistas já foram cadastradas e receberam a carteira de identificação


Assegurada por lei federal e municipal, a Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (CIPTEA) é emitida pela Prefeitura de Cotia desde 2020, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social e do Fundo Social. De lá para cá, seiscentas e duas pessoas já foram cadastradas e receberam o documento que garante atendimento prioritário em serviços públicos e privados e tem validade em todo o território nacional. A última entrega aconteceu na tarde desta quinta-feira (6/07), no Núcleo de Atendimento Municipal do Autista (NAMA).

Foram entregues mais 53 CIPTEAs para os cadastrados, além disso, a Prefeitura também entregou o cartão de identificação, estilizado com o quebra-cabeça (símbolo do espectro) e uma placa com os dizeres "Lar de Autista", que informa às pessoas que naquela casa choros, gritos e barulhos são comuns durante algumas crises.

"Cada entrega de CIPTEA é um momento especial, pois representa a garantia de um direito assegurado por lei para estas pessoas que, mesmo não tendo características físicas são consideradas pessoas com deficiência e têm direito a atendimento prioritário", disse Ângela Maluf, prefeita em exercício, que acompanhou as entregas. O Secretário Adjunto de Desenvolvimento Social, Roberto Matromauro, também acompanhou as entregas.

Para se cadastrar e receber a CIPTEA basta enviar uma mensagem para o CRAS CREAS On-line, pelo Whatsapp 11 9 6300-7500, envie um 'olá', ao receber a lista com opções de serviços, responda com '9' (Fundo Social), a próxima opção é a '3' (Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista e seguir as orientações.

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