top of page

Empreendedorismo é coisa séria na rede de ensino de Cotia por meio do JEPP

Foto do escritor: AlvoCom Tecnologia e ComunicaçõesAlvoCom Tecnologia e Comunicações

Fotos: Juliano Barbosa


Na terça-feira (3/10), foi a vez de alunos da E.M Francisca Manoel de Oliveira exporem e venderem seus produtos em feira livre da cidade

Nessa terça-feira (3/10), um grupo de alunos da Escola Municipal Francisca Manoel de Oliveira teve a oportunidade de expor e vender produtos na feira livre da avenida Santo Antônio, no Portão. Os estudantes participam do Projeto Jovens empreendedores Primeiros Passos (JEPP), em parceria com o Sebrae, e, além das aulas teóricas sobre empreendedorismo, tiveram a oportunidade de vivenciar na prática esta etapa do empreendedorismo.

Sob uma tenda, os alunos expuseram brinquedos ecológicos, essências para gavetas e ambientes, shampoo artesanal e até salada de frutas. "O projeto é desenvolvido com alunos do Ensino Fundamental I. Eles aprendem a pesquisar, escolher, preparar o produto, calcular preço, negociar. É um projeto bem amplo", disse Cynthia Porrino, coordenadora da escola.

O JEPP é resultado de uma parceria entre o Sebrae e a Prefeitura de Cotia, por meio das Secretarias de Educação e da Indústria, Comércio e Empreendedorismo, que capacitou mais de 400 professores para aplicarem a iniciativa nas escolas. Neste ano, quase 80 escolas estão desenvolvendo o projeto com os estudantes.

A jovem empreendedora Eliza, do 5º ano, estava animada com a experiência. "Achei divertido [estar na feira]", descreveu. "A gente aprendeu muita coisa e conseguimos vender todas as saladas de frutas que a gente trouxe", completou. Ao seu lado, Gabrielly explicou como tudo foi preparado. "Uma nutricionista passou para a nossa professora quais frutas a gente ia usar. A gente levou para a escola, fizemos a higienização, cortamos tudo e colocamos nos potinhos. A gente teve que usar touca, luva e máscara pra ficar tudo limpinho [sic]", esclareceu Grabrielly.

Pedro, que também é do 5º ano, disse que o lucro do 'negócio escolar' já tem destino. "O dinheiro vai para a nossa formatura. A gente quer comprar lembrancinha e uma foto da turma toda para cada aluno", disse.

Por meio do JEPP, os alunos fazem planejamento de objetivo, compreendem as características do comportamento empreendedor, aprendem sobre cultura empreendedora e os valores éticos, culturais e de cidadania.

Serviço

Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP) e Empreenda Rápido

Comercialização de produtos

Programação de novembro


Feira livre - endereço

Terça-feira

03/10

8h às 10h30

Portão: Rua Jorge Caixe (ao lado da Igreja)


Quarta-feira

8/11

8h às 10h30

Pq. São George: Av. Denne


Quarta-feira

22/11

8h às 10h30

Jd. Central: Rua Uruguai


Quarta-feira

29/11

19h30 às 21h30

Prefeitura: Av. Professor Manoel Pedroso (alunos no EJA)



0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page