Serão oferecidos testes rápidos e gratuitos em diversas unidades de saúde. Público-alvo é a população sexualmente ativas e em situação de vulnerabilidade
Como acontece tradicionalmente, a Secretaria de Saúde de Cotia está com tudo pronto para a realização de mais uma edição da Campanha Fique Sabendo. A mobilização visa conscientizar para prevenção e oferecer testes rápidos de detecção do HIV e Sífilis. A ação é coordenada pelo Serviço de Atendimento Especializado / Centro de Testagem e Aconselhamento (SAE/CTA), em parceria com a Atenção Básica e com a Vigilância Epidemiológica. Foi preparado um cronograma para oferta de testes de HIV e Sífilis em diversas unidades de saúde [veja abaixo].
Também participam da 16ª Campanha Fique Sabendo os Pronto Atendimentos (Caucaia do Alto e Parque São George), UPA Atalaia, Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS AD) e CAPS Adulto, Clínica da Mulher e a Policlínica. "Esta mobilização vai além da luta contra o HIV e Sífilis, ela visa estimular a população sexualmente ativa a realizar o teste rápido de HIV e Sífilis, principalmente pessoas que nunca testaram e aquelas em situação de vulnerabilidade", explicou Nélio Girardo, coordenador do Programa Municipal IST/HIV.Aids e Hepatites Virais da Secretaria de Cotia.
A campanha começa oficialmente no dia 1º/12, data que marca do Dia Mundial de Combate à Aids, mas, de acordo com Nélio, as ações já começaram no dia 25/11. "Durante o Dia D Novembro Azul, no sábado (25/11), foram ofertados testes rápidos para HIV e Sífilis para a população masculina. Foi uma forma de unirmos ações do 'Novembro Azul', de conscientização sobre o câncer de próstata, e o 'Dezembro Vermelho', com a campanha Fique Sabendo", destacou.
Durante todo o ano, qualquer pessoa pode realizar o teste rápido de forma anônima no SAE/CTA. O local também conta oferece um programa de aconselhamento, antes e depois da coleta, para que o paciente compreenda a leitura do resultado. O exame detecta a infecção pelo HIV com pelo menos 30 dias, a partir da data de exposição à situação de risco. Os testes são gratuitos. Caso o resultado seja positivo, a pessoa será acolhida pela rede municipal de saúde e terá como referência o SAE/CTA para acompanhamento.
Opmerkingen