Fotos: Vagner Santos
Na tarde dessa quarta-feira (15/08), a Prefeitura de Cotia, em parceria com o Fundo Social, realizou a entrega de um lote de Carteiras de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (CIPTEA). O documento é instituído por lei e tem validade em todo o território nacional para garantir atendimento prioritário em serviços públicos e privados. Com isso, Cotia chegou a 615 CIPTEAS emitidas. Também são entregues os cordões estilizados com o quebra-cabeça (símbolo do espectro) e placas com os dizeres 'Lar de Autista'.
"Quem convive com uma criança, com um jovem ou com um adulto autista sabe da importância desta identificação. Ela ajuda a evitar constrangimento e garante o atendimento prioritário para estas pessoas em qualquer atendimento. Quem desejar, pode afixar a placa que informa que ali vive uma pessoa com autismo. Ao ouvir barulhos, gritos, que são comuns em momentos de crise, e outras pessoas podem ter mais empatia com aquela família", disse Mara Franco, secretária de Desenvolvimento Social e presidente do Fundo Social.
Para se cadastrar e receber a CIPTEA basta enviar uma mensagem para o CRAS CREAS On-line, pelo Whatsapp 11 9 6300-7500, envie um 'olá', ao receber a lista com opções de serviços, responda com '9' (Fundo Social), a próxima opção é a '3' (Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista e seguir as orientações.
コメント