A Secretaria de Estado da Saúde lançou uma ferramenta online para facilitar a localização e identificação dos 220 pontos de atendimento soroterápico para vítimas de escorpião, aranha, serpente e lagartas. O Mapa Interativo, desenvolvido pelo Centro de Vigilância Epidemiológica, fornece as informações necessárias para buscar ajuda em emergências, sobretudo, no período quente e chuvoso, época em que este tipo de acidente mais acontece.
Na região tem atendimento em Cotia, Itapevi, Embu das Artes e Itapecerica da Serra, além do Butantã, na Capital.
Em 2023, o Estado registrou 70.800 acidentes notificados com animais peçonhentos e 23 mortes, sendo que 444 acidentes ocorreram na capital.
Além de facilitar a localização dos pontos de distribuição de soro, o Mapa Interativo visa diminuir o tempo entre o acidente e o tratamento, possibilitando que a vítima seja levada imediatamente ao serviço de saúde mais próximo e receba o tratamento adequado em um menor espaço de tempo.
Crianças de até 10 anos precisam receber o soro antiescorpiônico em até 1h30 após terem sido picadas por escorpião. “Se uma criança saudável começar a chorar intensamente e aparentar muita dor, é necessário pensar em acidente com escorpião e procurar atendimento médico imediatamente”, alerta a especialista.
Para acessar a ferramenta, clique no endereço: https://cievs.saude.sp.gov.br/soro/
Pontos:-Cotia: Hospital Regional – Fone: 4148-2222 – Picadas de jararaca; cascavel; coral; aranha marrom; aranha armadeira; escorpião; lonômia.Soros: Botrópico, Crotálico, Elapídico, Aracnídico, Escorpiônico e Lonômico.
-Itapevi: Hospital Geral – Fone: 4143-8600 – Picada de escorpião – Soro: Escorpiônico
-Embu das Artes: Pronto Socorro Municipal – Avenida Elias Yasbek, 1415 – Centro – Fone: 4785- 0151 – Picadas de jararaca; cascavel; escorpião.Soros: Botrópico, Crotálico e Escorpiônico
-Itapecerica da Serra:
Pronto Socorro Central – Fone: 4668-6803 – Picadas de jararaca; cascavel; aranha marrom; aranha armadeira; escorpião.Soros: Botrópico, Crotálico, Aracnídico e Escorpiônico.
-Butantã: Instituto Butantan – Fone: 2627-9529 – Picadas de jararaca; cascavel; coral; laquético; aranha marrom; aranha armadeira; escorpião; lonômia. Soros: Botrópico, Crotálico, Elapídico, Laquético, Escorpiônico, Aracnídico e Lonômico.
O que fazer em caso de acidente?
. Levar a vítima imediatamente ao serviço de saúde mais próximo. Lavar o local da picada com água e sabão;. Não fazer torniquete ou garrote;. Não furar, cortar, queimar, espremer ou fazer sucção no local da ferida;. Não aplicar folhas, pó de café ou terra (pode provocar infecções);. Não ingerir bebida alcoólica, querosene ou fumo, como é costume em algumas regiões do país;. Se não oferecer risco, acondicionar o animal em frasco tampado ou fotografá-lo para facilitar a identificação e tratamento adequado.
Comments