Em 2019, a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) realizou uma pesquisa inédita no Brasil, a pedido do Ministério da Saúde, sobre amamentação. O resultado apontou que metade das crianças brasileiras são amamentadas por mais de 1 ano e 4 meses no país, que quase todas as crianças foram amamentadas alguma vez (96,2%) e que dois a cada três bebês são amamentados ainda na primeira hora de vida (62,4%). De acordo com o Ministério da Saúde, o leite materno é 'um alimento completo', rico em anticorpos, protege contra diarreia, infecções respiratórias, alergias, diminui o risco de hipertensão, colesterol alto, diabetes e obesidade.
Diante de tantos benefícios, a Organização Mundial da Saúde (OMS), instituiu o movimento Agosto Dourado para que gestores de saúde possam realizar ações de estímulo ao aleitamento materno. Dentro desta temática, a Secretaria de Saúde de Cotia realiza mais uma edição da programação 'Agosto Dourado', com palestras gratuitas e abertas ao público em todas as UBSs.
"O leite materno está sempre pronto e na temperatura certa para ser servido ao bebê. Ele é rico em tudo o que a criança precisa para crescer saudável e pode ser a alimentação exclusiva do bebê até os seis meses de idade", Magno Sauter, secretário de Saúde de Cotia. "A programação nas UBSs reforça esta importância, tira dúvidas e auxilia as mamães no que for preciso para que a amamentação ocorra de forma tranquila e confortável", completou.
O Secretário de Saúde destacou ainda que as equipes de enfermagem estão à disposição o ano todo para orientar e tirar dúvidas das mamães que estão amamentando.
Comentarios